Psicoterapeuta Diego Gauna

Masculinidade Tóxica x Homens Masculinos: Entenda a diferença!

Nos últimos anos, tem havido muito debate sobre masculinidade tóxica e o papel dos homens em nossa sociedade…

Como humanos, todos nós temos personalidades e modos de ser diferentes. Algumas pessoas podem ser naturalmente mais extrovertidas, enquanto outras são mais reservadas. No entanto, existem certas qualidades frequentemente associadas a ser masculino maduro e masculino tóxico.

Muitas pessoas argumentam que os homens masculinos desempenham um papel extremamente importante em nossas famílias e comunidades. Um exemplo de um conhecido defensor da masculinidade é Jordan Peterson. Peterson é um psicólogo e professor canadense que conquistou muitos seguidores por suas opiniões sobre masculinidade e responsabilidade pessoal.

Qual o papel do Homem na sociedade?

Peterson argumenta que é essencial que os homens abracem sua masculinidade e assumam responsabilidades para levar uma vida plena. Ele sugere que os homens devem se esforçar para serem competentes, confiáveis ​​e assertivos, ao mesmo tempo em que são gentis e compassivos com os outros.

Existem muitos papéis importantes que homens maduros e masculinos desempenham em suas famílias e na sociedade. Por exemplo, pais fortes, amorosos e confiáveis ​​fornecem uma base estável para seus filhos crescerem e prosperarem. Eles modelam relacionamentos saudáveis ​​e fornecem uma sensação de segurança e proteção para suas famílias.

Além disso, os homens masculinos geralmente assumem papéis de liderança em suas comunidades e locais de trabalho. Eles estão dispostos a enfrentar desafios e tomar decisões difíceis para atingir seus objetivos. Eles inspiram os outros a seguir seu exemplo e ajudam a criar um senso de propósito e direção.

Como se comporta Homens que abraçam masculinidade ?

  1. Assumem responsabilidade pelas próprias ações
  2. Possuem valores e virtudes bem definidos como respeito, honestidade, transparência…
  3. Conseguem ser assertivos e também empáticos e compassivo com os outros
  4. Demonstram resiliência em momentos de dificuldade e lidar com a vulnerabilidade
  5. Conseguem ser assertivos em seus posicionamentos sem ser agressivos
  6. Possuem uma rotina voltada à missão de vida, balanceando produtividade e autocuidado
  7. Internalizaram e vivem as prioridades da vida como família, carreira e saúde
  8. Estão dispostos a aprender e crescer continuamente
  9. Possuem autocontrole e inteligência emocional
  10. São base e fortaleza de estabilidade para suas famílias

No entanto, também existem comportamentos prejudiciais da Masculinidade Tóxica

Esses comportamentos podem causar danos a si mesmo e principalmente aos outros e impedi-los de desenvolver relacionamentos saudáveis, como por exemplo:

  1. Agressividade sem controle: Homens que exibem comportamento agressivo, seja física ou verbalmente, podem ser tóxicos para as pessoas ao seu redor. Isso pode se manifestar como intimidação, ameaças ou violência física e pode causar danos a outras pessoas.
  2. Supressão emocional: Homens que reprimem suas emoções e se recusam a reconhecer ou expressar seus sentimentos podem ter comportamentos tóxicos para si mesmos e para as pessoas ao seu redor. Isso pode levar à falta de empatia, vícios e à incapacidade de se conectar emocionalmente com os outros.
  3. Direito: Homens que se sentem com direito a certos privilégios ou tratamento podem ser tóxicos para os outros. Isso pode se manifestar como uma crença de que os homens são inerentemente superiores às mulheres ou que os homens merecem certos privilégios ou status simplesmente por causa de seu gênero.
  4. Misoginia: Homens que exibem ódio ou antipatia por mulheres podem ser tóxicos e prejudiciais para as pessoas ao seu redor. Isso pode se manifestar como sexismo, assédio ou violência contra as mulheres.
  5. Homofobia: Homens que exibem preconceito ou discriminação em relação a indivíduos que se identificam como LGBTQ+ podem ser tóxicos e prejudiciais para esses indivíduos e para sociedade.
  6. Controle e manipulação: Homens que procuram controlar ou manipular os outros, seja em relacionamentos pessoais ou profissionais, podem ser tóxicos e prejudiciais. Isso pode se manifestar como abuso emocional, ameaças ou comportamento coercitivo.

A importância de valorizar homens masculinos na sociedade…

O debate sobre a masculinidade tóxica e a importância da masculinidade em nossa sociedade está em andamento, mas há muitas razões para acreditar que homens maduros e masculinos desempenham um papel essencial na criação de famílias e comunidades saudáveis. Ao abraçar sua masculinidade e assumir responsabilidades, os homens podem se tornar modelos positivos e líderes em suas comunidades. Ao evitar comportamentos tóxicos e cultivar comportamentos saudáveis, os homens podem se tornar a melhor versão de si mesmos e criar um mundo melhor para todos.

Edificação Masculina

Se você está buscando autoconhecimento e autodesenvolvimento para buscar ser um homem mais masculino e maduro, a mentoria de Edificação masculina oferece uma metodologia baseada na Psicologia Moderna para homens que estão buscando potencializar seus resultados. Agende sua Pré Consulta Gratuita e encontraremos juntos a melhor solução para você! Mais detalhes em Edificação Masculina.

Me chamo Diego Gauna, sou seu Psicoterapeuta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *